Intervenção Psiquiátrica e Psicológica em Doentes com Patologia Orgânica

Intervenção Psiquiátrica e Psicológica em Doentes com Patologia Orgânica

19,98€ 22,20€
Iva incluído à taxa legal (6%)
ISBN: 9789897521836
Ano: 2016
Paginas: 248

Overview

DescriçãoA intervenção psiquiátrica e psicológica em doentes com patologia orgânica tem atualmente um papel fundamental nos cuidados de saúde. Nas últimas décadas, o aumento da longevidade e...

Descrição

A intervenção psiquiátrica e psicológica em doentes com patologia orgânica tem atualmente um papel fundamental nos cuidados de saúde. Nas últimas décadas, o aumento da longevidade e o subsequente envelhecimento demográfico têm vindo a contribuir para o predomínio das doenças crónicas sobre as doenças agudas, passando a dominar a intervenção médica. A psiquiatria de ligação e a psicologia da saúde desenvolveram-se como resultado do grande impacto emocional que acompanha uma doença física, oncológica ou outra, reduzindo o stress dos doentes e permitindo-lhes alcançar uma qualidade de vida aceitável.
Esta obra, além de focar aspetos essenciais para realizar uma investigação de sucesso na área da psiquiatria de ligação e da psicologia da saúde, desenvolve temas úteis na prática clínica, dos quais destacamos a evolução histórica de vários conceitos (tais como psiquiatria de ligação, psicologia da saúde e medicina psicossomática), vários problemas metodológicos da avaliação e intervenção psiquiátrica e psicológica em doentes com patologia orgânica (doentes médicos) e seus instrumentos, aspetos diversos e consequências médicas de psicofármacos, e problemas de ética colocados aos profissionais que trabalham em psiquiatria de ligação e psicologia da saúde.
Escrito por um grupo de médicos psiquiatras e psicólogos ligados à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, à Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, e aos serviços de Psiquiatria de Ligação do Hospital de Santa Maria em Lisboa, do Hospital de S. João no Porto e do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, este livro destina-se a todos os médicos, psicólogos e outros profissionais de saúde que trabalhem ou investiguem na área de interface entre a saúde física e a saúde mental.

· Avaliação e intervenção em psiquiatria de ligação e psicologia da saúde
· Bioética e psiquiatria de ligação
· Tratamento farmacológico das perturbações psiquiátricas nos doentes
cardiovasculares, renais, com diabetes mellitus
· Psicotrópicos na doença respiratória
· Psicofármacos e alterações hematológicas
· Psicofármacos e doença hepática: farmacocinética e toxicidade hepática
· Psicofármacos nas doenças neurológicas
· Psicofármacos na gestação
· Psicofármacos e síndrome metabólica
· Psicofármacos e VIH
· Toxidermias associadas aos psicofármacos