Técnicas de Diagnóstico com Raios X - Aspectos Físicos e Biofísicos

Técnicas de Diagnóstico com Raios X - Aspectos Físicos e Biofísicos

13,48€ 26,97€
Iva incluído à taxa legal (6%)
ISBN: 9789898074836
Ano: 2009

Overview

A presente obra «Técnicas de diagnóstico com raios X. Aspectos físicos e biofísicos» pretende ter informação sobre física e tecnologia das técnicas de imagem com radiação X que se adap...

A presente obra «Técnicas de diagnóstico com raios X. Aspectos físicos e biofísicos» pretende ter informação sobre física e tecnologia das técnicas de imagem com radiação X que se adapte às tendências das actuais licenciaturas e mestrados, nas áreas da Radiologia, Física Médica, Engenharia Biomédica, etc.

No contexto deste livro, as técnicas destinadas à exploração de estruturas anatómicas internas, por meio de imagens obtidas com feixes de raios X dirigidos através dos pacientes, são as únicas consideradas e numa perspectiva meramente física.

A componente científica da técnica de imagem com raios X foi privilegiada mantendo, no entanto, uma feição didáctica que parte das bases e toma em conta, tanto quanto possível, as características multidisciplinares dos assuntos.

Uma fracção do livro anteriormente publicado pelo autor nesta área Física dos métodos de imagem com raios X foi mantida sem alterações de fundo, outra foi substancialmente melhorada, outra eliminada e um conjunto de novos temas introduzidos tais como a radiologia de intervenção e os métodos multimodais. Algumas incorrecções foram redimidas.

Pensamos que este livro poderá ter um impacto estimulante nos alunos dos diversos cursos pois tem a preocupação de explicar ou, pelo menos de deixar pistas, de modo a que todos os assuntos sejam entendidos sem lacunas que empobreçam o conhecimento. Por outro lado, acreditamos que a obra seja útil para todos os profissionais da área da radiologia, já que aborda temas com interesse, quer gerais quer de especialidade, como as técnicas da TC e mamografia, a protecção radiológica, a radiologia de intervenção e a acção biológica dos raios X.

O trabalho é iniciado pelo estudo dos fenómenos que ocorrem na ampola. Seguem-se os aspectos da produção dos raios X, a sua interacção com a matéria, o contraste radiológico, as características e propriedades dos filmes radiológicos e dos intensificadores de imagens, a dosimetria das radiações, aspectos da biofísica da visualiza­ção de imagens, as modernas técnicas de imagiologia utilizando raios X, a interacção dos raios X com a matéria viva e, por fim, a protecção radiológica com um capítulo especial dedicado à radiologia de intervenção.

Evitaremos tratar exaustivamente assuntos que sejam subsidiários do tema principal mas, nem por isso deixaremos de os abordar, objectivamente, se pensarmos que têm interesse formativo ou que ajudam à compreensão dos assuntos em estudo.