Pesquisa


Nº resultados?



Procurar Livro por:
(Título, Autor, Editora, ISBN)


Pesquisa Avançada

Nota: A pesquisa deve ser feita sem o uso de acentos, apóstrofes ou Ç, Obrigado.
Categorias
Editoras
Newsletter





Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, 6ª Edição





95.40€ 85.86€
Desconto -10 %
ISBN - 9789728930615
Autor(es) - Mary C. Towsend
Editora - Lusodidácta
Ano de Edição -
N º de Páginas - 960




Conceitos de Cuidado: Prática Baseada na Evidência

Descrição

Na 6ª Edição da “Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica: Conceitos de Cuidado; a Prática Baseada na Evidência”, de Mary C. Towsend – a autora, estrutura a obra de acordo com as tendências actuais, no âmbito da Saúde Mental e Adoecer Mental, e os diferentes settings de cuidados.

No plano conceptual é mantido o Quadro das anteriores edições – O modelo de adaptação ao stress, mas agora a par com o DSM IV TR. Nos capítulos em que são apresentados/trabalhadas as perturbações psiquiátricas, estas são ilustradas com um estudo de caso e respectivos Diagnósticos de Enfermagem segundo a Taxonomia II da Nanda Internacional, (2007-2008), assim como, com um plano de cuidados e objectivos a curto e longo prazo.

Saliente-se que estes referentes conceptuais para a prestação dos cuidados de enfermagem fornecem uma base sólida de conhecimentos de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica ao estudante.
É também dada grande ênfase à necessidade de alargar o conhecimento da prática baseada na evidência da Enfermagem Psiquiátrica, pelo que a autora, ao longo do texto, nas várias intervenções de Enfermagem Psiqui­trica, apresenta, de acordo com as respectivas perturbações em análise, a sua sustentação em várias pesquisas.
Constata-se ainda, um refinamento do conceito de enfermagem holística, já presente nas anteriores edições, nomeadamente pela introdução de novos conteúdos nas dimensões espirituais e culturais.
Apresenta ferramentas de avaliação de fácil operacionalização designadamente “Ferramenta Breve de Avaliação do Estado Mental” da pessoa/cliente.
Introduziu algumas alterações relativas à psicofarmacologia decorrente dos novos fármacos disponibilizados na terapêutica actual. Aliás, esta nova edição incrementa uma abordagem da resposta biológica relativamente à causa do processo de adoecer e da resposta da pessoa em situação de sofrimento.

Ao longo dos vários capítulos há uma preocupação constante na descrição gráfica como, do funcionamento do Cérebro, diagramas de mapas conceptuais de planos de cuidados e de análises multicausais das perturbações/processo de adoecer, assim como de caixas / quadros colocando em destaque aspectos que considera básicos para tornar mais estimulante a leitura. A estes últimos a autora chama-os de Pérolas Clínicas.

Em síntese a autora procedeu a uma revisão e actualização de todos os capítulos, de modo a reflectir a actual reforma dos Cuidados de Saúde no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria dos EUA, e oferecer informação científica que reflecte o estado actual da disciplina de Enfermagem.


Comentarios