Pesquisa


Nº resultados?



Procurar Livro por:
(Título, Autor, Editora, ISBN)


Pesquisa Avançada

Nota: A pesquisa deve ser feita sem o uso de acentos, apóstrofes ou Ç, Obrigado.
Categorias
Editoras
Newsletter





Educação Para a Saúde: Contributos para a Prevenção do Cancro





15.90€ 13.52€
Desconto -15 %
ISBN - 9789897480003
Autor(es) - Isaura Maria Bata Henriques Peixoto
Editora - Lusodidácta
Ano de Edição -
N º de Páginas -


Descrição

A Educação Para a Saúde constitui um aspecto crucial na sociedade ­actual. De facto, nenhuma sociedade será saudável, de uma forma global, se não estiver esclarecida dos factores de risco que podem influenciar o aparecimento das doenças e, consequentemente, a perda de saúde.

O grande objectivo da Educação Para a Saúde consiste em transmitir informa­ção adequada ao indivíduo, tendo em vista a Promoção da Saúde e a Preven­ção da Doença, por forma a que os cidadãos melhorem a sua qualidade de vida e possam tomar decisões conscientes e autónomas.

Na sociedade portuguesa a cultura da Promoção da Saúde parece não estar muito enraizada, embora a Medicina moderna esteja desenvolvida ao ponto de conhecer muito bem a causa da maior parte das doenças. No ­entanto, verifica-se que a população parece estar pouco e, por vezes, mal informada sobre as doenças e os factores de risco. Este facto pode ­relacionar-se com a mentalidade dos portugueses ou com a influência dos media pelos grupos de pressão económica e financeira ou, ainda, uma “aparente” falta de organização das autoridades oficiais de saúde que, em ­determinadas épocas se tem verificado.

A Educação Para a Saúde, como um processo que visa ajudar as pessoas a adoptar, ou modificar, comportamentos, mediante a utilização de estratégias que favoreçam o seu estado de saúde, continua a ser alvo de ­preocupação de alguns governos, instituições de saúde, grupos profissionais e, principal­mente, de alguns autores isolados em artigos de literatura específica.

Promover e Educar Para a Saúde tornou-se uma questão de cidadania, ­sendo emergente o investimento de toda a sociedade nesta área, sobretudo, ­daqueles que têm como dever fornecer serviços que contribuam para a promo­ção e manutenção da saúde, prevenção da doença e bem-estar do indivíduo.

Os Profissionais de Saúde, nomeadamente os Médicos e os Enfermeiros, constituem um dos grupos sociais com maior responsabilidade, ­competência e capacidade de intervenção ao nível da Promoção e da Educação Para a Saúde, bem como da Prevenção da Doença, junto da comunidade onde exercem a sua actividade profissional. A sua intervenção é influenciada pela dimensão social, cultural, espiritual e económica, sendo o conhecimento do contexto onde se insere essa população, assim como as suas crenças, costumes e hábitos de vida de primordial importância.

Comentarios
Carrinhoarrow right
0 produtos
Mais Vendidos
Diga a um amigo

Envie esta página a um amigo com um comentário.
Comentáriosarrow right
Idiomas
Portuguese English
Moedas



Pagamentos Aceites