Cancro da Mama

Cancro da Mama

26,99€ 29,99€
Iva incluído à taxa legal (6%)
EditoraLidel
ISBN: 9789897520587
Ano: 2014
Paginas: 256

Overview

DescriçãoNum passado ainda recente, a Oncologia era uma área da Medicina esquecida e pouco relevante nos países em desenvolvimento, especialmente nos países do continente africano. A esperan...

Descrição

Num passado ainda recente, a Oncologia era uma área da Medicina esquecida e pouco relevante nos países em desenvolvimento, especialmente nos países do continente africano. A esperança de vida reduzida e a elevada prevalência das doenças infecto-contagiosas, aliadas à ausência de serviços de saúde estruturados com falta de recursos financeiros e de profissionais especializados, determinavam que fosse este o cenário dominante.

Nos dias de hoje, assiste-se ao desenvolvimento dos países do continente africano, sustentado pelo aparecimento de novas universidades, quadros especializados e hospitais de referência, bem como pela participação crescente da população nas decisões públicas. Consequentemente, a esperança média de vida dos seus habitantes tem também aumentado.

Contudo, o desenvolvimento das sociedades traz consigo novos problemas e, no caso em questão, a longevidade está associada a diversas doenças crónicas, entre as quais as doenças oncológicas.

 O cancro da mama é atualmente um problema real em África e prevê-se um crescimento significativo desta doença nos próximos anos. É por isso fundamental que os profissionais de saúde saibam enfrentar de forma competente e proficiente essa realidade.

Com a participação de autores de vários países de expressão portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, esta obra reúne uma centena de figuras e desenhos originais impressos a cores e tem em consideração as diferentes realidades dos serviços de saúde em países africanos de língua oficial portuguesa. Destina-se a todos os profissionais de saúde que lidam diariamente com esta patologia e foi concebido para se tornar numa ferramenta de trabalho essencial no controlo e tratamento adequado do cancro da mama, na formação de equipas competentes para a luta que já se trava e na prevenção, a chave para o sucesso de muitos casos.

 

Conteúdos

¦Organização de uma unidade de oncologia mamária
¦Anatomia mamária
¦Classificação das neoplasias da mama
¦Classificação por estádios
¦Fatores de risco, rastreio e diagnóstico precoce
¦Punção aspirativa de lesões da mama com agulha fina
¦Tratamento cirúrgico, tratamento com radioterapia, tratamento sistémico
¦Acompanhamento do doente
¦Cuidados de enfermagem e apoio psicológico ao doente
¦Dor crónica no cancro da mama